O Mobile Virtual Network Operator (MVNO) ou Operador móvel virtual é um operador de celular que:
Não possui rede própria nem frequências.
Utiliza a rede de outras operadoras
Compra no atacado (minutos, SMS, dados,...)
Paga um preço com desconto em relação ao preço médio do varejo ou tem participação na receita.
O MVNO de sucesso tem:
Foco em segmento do mercado mal servido
Proposta de valor única para este segmento (superserviço)
Acesso a canais de distribuição não tradicionais
Menor custo de aquisição
Baixo custo operacional
Exemplos de segmento de mercado: grupos étnicos, corporativo, jovens e estudantes de universidades.
O MVNO pode adotar diferentes modelos de negócio:
Atua como revenda colocando sua marca e fazendo a distribuição. Demais funções ficam com a operadora.
Oferece também conteúdo e aplicações. Utiliza o OSS, VAS, CRM, Billing da Operadora.
Se responsabiliza por toda a cadeia exceto a rede e compra apenas minutos, SMS e dados da operadora.
Ter uma infraestrutura própria para executar todas as funções do modelo 3 dá mais flexibilidade ao MVNO mas implica em um investimento maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário